O antes e depois da redução de estômago

Este blog tem por objetivo relatar minha odisséia contra a obesidade,entretanto não quero fazer apologia nem incentivar ninguém a fazer uma cirurgia de redução.Quero sim,ser uma referência,trocar experiências,tirar dúvidas e mostrar como é a visão e a vida de um reduzido .

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Vamos correr?

Corrida para iniciantes: Como começar a correr?

Então você comprou um par de tênis de corrida importado, iPod de última geração e uma camiseta de tecido tecnológico e está louca pra sair correndo pelo parque? Siga essas dicas para não começar com o pé esquerdo.
Correr é uma das atividades mais comuns ao ser humano. É um movimento natural e que somos capazes de realizar praticamente logo depois de aprendermos a dar os primeiros passos.
O problema é que geralmente depois da adolescência a maioria das pessoas abandona a corrida e as atividades físicas em troca de uma vida profissional cheia de compromissos e longas horas dentro de um escritório. Ou então para cuidar da casa e dos filhos e dos problemas pessoais.
Qualquer que seja o motivo, provavelmente você ficou um bom tempo sem correr e agora, influenciada pela crescente onda de corridas de rua e a febre que essa modalidade se tornou no Brasil e no mundo, quer retomar o tempo perdido.
Eu acho ótimo todo esse entusiasmo com a corrida, e apoio 100% quem decide começar um programa. Mas é claro que existem ressalvas.
A tarefa é simples? Sim! Basicamente basta começar a correr (e insistir mesmo com todos os obstáculos) que seu corpo VAI se adaptar.
A tarefa é fácil? Não!! O esforço físico é só o primeiro dos obstáculos que você vai enfrentar. A corrida deve ser orientada por um profissional para evitar riscos de lesões. Os estímulos devem ser frequêntes para garantir a adaptação.
Siga as dicas abaixo e começe com o pé direito.

Antes de começar:
- Procure um médico e obtenha a liberação para correr. Procure verificar a saúde das articulações e principalmente do seu sistema cardiovascular.
- Tenha o equipamento correto. Não precisa comprar o tênis de R$ 1000,00 que o seu amigo maratonista trouxe de NY, mas também não dá pra correr de All-Star. Procure um bom tênis em uma loja especializada.
- Use roupas leves e que te deixem trocar o calor com o ambiente. (Meninas! Top é essencial ok?)
- Escolha um lugar seguro para a sua corrida. Parques e praças são os mais indicados. Se for correr na rua (que eu não recomendo para iniciantes), procure ruas bem sinalizadas e sem movimento e não se atreva a sair correndo à noite por enquanto.
- Se for correr à noite, use material relfexivo para ficar mais visível aos motoristas.
Começando a Correr:
- O ideal é buscar ajuda profissional para dar início ao seu treinamento. Isso pode ser feito através das diversas assessorias esportivas que existem.
- Comece cada sessão de treino com um aquecimento global, de aproximadamente 10 minutos. Uma caminhada em terreno plano já é suficiente.
- O grande desafio de começar a correr é a imensa diferença de intensidade que a corrida representa quando comparada à caminhada. Não dá pra simplesmente sair correndo da mesma forma que fazemos andando. O segredo é usar intervalos de alta intensidade misturados com outros de menor intensidade.
- Para começar, faça pequenos intervalos de 30 segundos correndo intercalados com 2 minutos de descanso ativo (caminhada leve). Nos primeiros treinos repita isso 6 a 8 vezes.
- À medida que o seu organismo vai se adaptando ao estímulo de corrida, você pode aumentar a duração do intervalo de corrida (45 segundos, 1 minuto, 1 min e 30 segundos, etc) e também diminuir o tempo de descanso ativo.
- Em pouco tempo você perceberá que se torna mais e mais fácil o período de corrida, e aí é hora de pensarmos em outra estratégia, agora para aguentar períodos mais longos e aumentar a velocidade da corrida.
Em caso de dúvidas entre em contato comigo através da equipe Movimente-se. Será um prazer ajudar você a superar esse desafio!
Seu personal trainer,

Um comentário:

  1. Tenho uma amiga que corre e malha e o corpo dela é perfeito ...
    Eu tenho tanta vontade de correr mas me falta tanta coragem :(

    ResponderExcluir