O antes e depois da redução de estômago

Este blog tem por objetivo relatar minha odisséia contra a obesidade,entretanto não quero fazer apologia nem incentivar ninguém a fazer uma cirurgia de redução.Quero sim,ser uma referência,trocar experiências,tirar dúvidas e mostrar como é a visão e a vida de um reduzido .

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Cirurgia bariátrica - Esclareça suas dúvidas!


Cirurgia bariátrica
De acordo com pesquisas o número de cirurgias bariátricas, ou redução de estômago, feitas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) aumentou em mais de 500% na última década.
Mas algumas dúvidas ainda rondam a cabeça de quem deseja fazer a cirurgia. Nessa matéria vamos tentar esclarecer algumas delas.
Quando é indicado?
A cirurgia não é indicada para pessoas que desejam eliminar somente alguns quilinhos. Ela é somente indicada para pessoas com IMC (Índice de Massa Corporal) acima de 40kg/m2, ou pessoas com IMC entre 35 e 40kg/m2 com doenças relacionadas (hipertensão arterial, diabetes, apnéia do sono, entre outras).
Além disso, é preciso uma avaliação prévia e individualizada para ver se realmente a cirurgia bariátrica é recomendável. A cirurgia deve ser a última opção para o paciente que já tentou, sem sucesso, reduzir peso por métodos tradicionais.
Quais as técnicas utilizadas?
Atualmente existem 4 técnicas cirúrgicas: balão intragástrico, banda gástrica, técnica de Scorpinaro e o bypass gástrico.
Quanto peso pode ser eliminado?
A perda de peso pode chegar até 60% do peso inicial. Mas esse valor vai variar de acordo com cada pessoa e o tipo de técnica utilizada.
Quais os cuidados nutricionais pós-cirúrgicos?
O principal cuidado diz respeito a consistência dos alimentos. Nas primeiras 2 semanas a dieta consiste somente na ingestão de líquidos. Após esse período, dependendo da pessoa, a dieta passa a ter uma consistência pastosa. E assim gradativamente, até o paciente conseguir se alimentar normalmente.
Após o processo cirúrgico, haverá modificações no organismo que podem causar intercorrências como desnutrição e deficiência de nutrientes, entre outras.
As deficiências nutricionais mais comuns são: ferro, cálcio, zinco, vitamina D, ácido fólico e vitamina B12. Nesses casos, se torna necessária uma suplementação que o nutricionista indicará.
Corre-se o risco de voltar a engordar?
Segundo dado do Hospital das Clínicas de São Paulo, aproximadamente um terço dos pacientes voltam a ganhar peso.
A cirurgia diminui o volume do estômago e impede que a pessoa se alimente em grande quantidade, mas não regula a fome e ansiedade.
Mesmo que haja grande perda de peso no início, para manter a nova silhueta é preciso corrigir os hábitos alimentares. Ter uma alimentação saudável, balanceada, fracionada e variada, e praticar atividades físicas é de fundamental importância para a manutenção do peso.
Além disso, é essencial que o paciente continue tendo um acompanhamento presencial com médico, nutricionista e psicólogo.
A cirurgia é apenas uma das etapas importantes, mas não a essência do tratamento da obesidade, onde a escolha dos alimentos e o acompanhamento por equipe multidisciplinar é indispensável para o sucesso do tratamento.
Por:
Camila Rebouças de Castro

Um comentário:

  1. oi Vini, ]e a Gleice, serah que vai lembrar de mim? rs POis, estou decidida a fazer a cirurgia de reducao do estomago, e provavelmente ainda este ano e vou ao Brail fazer. Gostaria de dar os parabes pela sua iniciativa e pelo belezura de fisico que estas, sem rep foste belo, mas agora, hmmm, rsrsrs Olha, queria te pedir que me indicasse o medico que te fez a cirurgia, tb queria saber os precos, bom, estou morando em Portugal, e a ideia eh ir pra natal fazer aih. Podes me ajudar? fico a espera de contato.. Mas uma vez, parabens.

    Gleice

    gleicelopes@live.com.pt

    ResponderExcluir