O antes e depois da redução de estômago

Este blog tem por objetivo relatar minha odisséia contra a obesidade,entretanto não quero fazer apologia nem incentivar ninguém a fazer uma cirurgia de redução.Quero sim,ser uma referência,trocar experiências,tirar dúvidas e mostrar como é a visão e a vida de um reduzido .

sábado, 21 de maio de 2011

Cerveja engorda?


Qual o peso da cerveja, quando um gordo sobe na balança?Gordos apreciadores da loira gelada… uni-vos em defesa da barriguinha de chope!
De acordo com notícia publicada pelo jornal Extra, o médico francês Gérard Mégret, autor do livro Fausses idees et vraies questions sur votre santé (ou, em tradução livre para o português Falsas ideias e questões verdadeiras sobre a sua saúde), garante que a cerveja não engorda. E tem mais! Ele diz que, quem a consome com moderação, ou seja, não mais que dois copos ao dia, tende a beliscar menos entre as refeições, além de sentir menos necessidade de ingerir doces.
A tese do médico vai mais longe. Segundo ele, o fato de os japoneses consumirem mais a bebida do que os alemães, e serem, em sua maioria, mais magros, confirmaria que cerveja não engorda! Hein?!?! Alguém aí me explica essa lógica???
Claro que alguns especialistas em nutrição não concordam com essa teoria pró-cerveja.
Na matéria, eles dizem que, quando ingerimos álcool (cerveja ou qualquer outra bebida), há uma baixa de glicemia que resulta em uma fome ainda maior.
Daí, ficamos na dúvida:
Álcool não engorda (ou engorda pouco) mas dá muita fome? E essa “muita fome”, quando saciada, engorda pra caramba?
Então, a matemática seria simples: bebidas atraem petiscos, logo…?
Além disso, como todo mundo sabe, o consumo excessivo do líquido junto com outros alimentos proporciona uma dilatação do estômago, que passa a exigir um volume cada vez maior de alimentos para que se tenha a sensação de saciedade.
Teorias malucas à parte, é bom lembrar que tomar umas e outras tem sim o seu preço calórico.
Exemplo:
Um copo de 300 ml de cerveja possui, em média, 110 calorias. Associado a outras guloseimas, essa ingestão calórica pode triplicar.
Uma latinha tem em média 130 calorias, o que equivale a uma barra de cereal. Porém ela quase nunca vem sozinha, ou se toma uma só.
Vejam esse infográfico bem legal disponível na matéria do Extra:
Infográfico do jornal Extra com contagem de calorias das bebidas


Aviso:
É importante deixar claro que a equipe do Papo de Gordo não está incentivando ninguém a beber. Este post apenas reproduz informações que foram disponibilizadas na mídia e não faz apologia ao consumo do álcool.

Nenhum comentário:

Postar um comentário