O antes e depois da redução de estômago

Este blog tem por objetivo relatar minha odisséia contra a obesidade,entretanto não quero fazer apologia nem incentivar ninguém a fazer uma cirurgia de redução.Quero sim,ser uma referência,trocar experiências,tirar dúvidas e mostrar como é a visão e a vida de um reduzido .

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Fazer faxina também é exercício...

Registro de Blog

Muitos motivos espantam as pessoas das academias. Falta de tempo, dinheiro, paciência, vergonha do próprio corpo por causa dos quilinhos extras ou simplesmente não gostar das macaquices das salas de musculação ou de ginástica costumam ser as desculpas mais freqüentes entre quem não pratica nenhuma atividade física. Então talvez seja uma boa notícia saber que se da limpeza da casa você não escapa, essa é uma chance e tanto para entrar em forma. Lavar a louça, passar pano no chão, lustrar os móveis ou carregar mantimentos podem ajudar a deixar os músculos durinhos e ainda fazê-la perder muitas calorias!

A idéia inspirou a personal trainer Cecília Faipó, de São Paulo, que acabou criando o vídeo "Domestic Move - Fique em Forma Com Seus Utensílios Domésticos", em que ensina uma série de exercícios feitos com a ajuda de baldes, vassouras, cadeiras e panos de chão. De acordo com ela, as atividades domésticas ainda têm a vantagem de auxiliar na circulação sanguínea e deixar a mente zen. "Todas essas características incentivam as pessoas a combater o sedentarismo, até porque elas podem malhar sem fazer grande esforço e ainda deixar a casa um brinco", garante.

Segundo a profissional, quem quer apostar nos afazeres domésticos precisa, antes de tudo, de bastante disciplina. "É preciso ter força de vontade, encaixar as tarefas em horários convenientes e manter uma freqüência", explica. Ela conta que a malhação doméstica pode fazer com que se perca cerca de 300 calorias em uma hora. Cecília recomenda alternar as atividades domésticas entre pelo menos três dias na semana e diz que toda essa ginástica localizada trabalha os músculos da coxa, peitoral, ombros, braço, abdômen, glúteos e panturrilha, enrijecendo, modelando e eliminando a flacidez. "Torcer o pano, por exemplo, trabalha o braço, peitoral e coxa", revela. Ela afirma que em três meses já é possível notar os resultados.

É bom saber que...
  • Lavar a louça ajuda a enrijecer o braço, o antebraço, o ombro e as costas;

  • Guardar objetos nos armários (pratos, panelas ou tigelas) faz com que você utilize os músculos dorsais, pernas e braços. Nos armários altos, ainda é possível exercitar a panturrilha, os braços e, principalmente, os ombros;

  • Ao cozinhar, você mexe com os músculos dos ombros, dos braços, do antebraço e pode até utilizar os músculos das costas na hora de manipular os objetos;

  • Arrumar a cama estimula a musculatura dos braços, dos ombros e das pernas;

  • Varrer favorecer os braços (bíceps e tríceps), as pernas (especialmente ao abaixar-se para recolher a sujeira) e as costas;

  • Empurrar o sofá requer muita força dos braço e das pernas;

  • Lustrar os móveis pode ajudar na postura das costas, além de atuar nos músculos das pernas, dos ombros, das panturrilhas e, especialmente, dos braços.


  • Mas não pense que ao espanar os móveis da casa você vai perder peso e ficar com tudo durinho. Para que esse tipo de malhação funcione, é essencial atentar para o posicionamento do corpo, a respiração e o tempo investido em cada tarefa, além de apostar em atividades que exijam força. Aliás, na hora de praticar os exercícios, todo cuidado é importante. Primeiro, é fundamental alongar. "Cinco minutos de alongamento, com movimentos que mexam com todo corpo, estão de ótimo tamanho", ensina o personal trainer Ítalo Fernandes, da academia MegaRun, de São Paulo. Depois, ele explica, é preciso tomar cuidado com a postura. Alguns exercícios podem causar danos ao corpo se feitos com movimentos errados.

    Cecília salienta que é essencial respeitar os próprios limites, prestar atenção no posicionamento da coluna e tomar cuidado com as angulações, para não machucar as articulações. Ela aponta que as atividades domésticas têm muita flexão, principalmente inclinação de tronco. Então é importante sempre contrair o abdome e espreguiçar entre os exercícios. "Ao passar pano de chão ou usar aspirador de pó, por exemplo, alongue os braços acima da cabeça com pernas fechadas, joelhos levemente flexionados e abdome contraído", recomenda.

    Também é válido nunca fazer uma tarefa em jejum e, se possível, vestir-se como se fosse para a academia. Usar camisetas de algodão, tênis, meia, calças específicas para ginástica e não esquecer de ter sempre uma garrafinha de água ao lado dá um tom mais interessante na hora de fazer a faxina. Para intensificar a perda de peso, além de uma alimentação balanceada dirigida por um médico, é indicado associar os exercícios domésticos com atividades aeróbicas, como caminhar, correr, pedalar e dançar, nadar - e tudo isso também pode ser feito em casa, nas ruas do bairro onde mora ou ainda na ida ao supermercado, à feira ou ao shopping. Em outras palavras, nada de desculpas para ficar parada!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário