Ao sentir… Raiva
Você deve… Negociar
Aquele ditado que diz que o bonzinho só se dá mal pode ter um fundo de verdade. Duas pesquisas recentes mostram que um pouco de irritação faz bem na hora de negociar – só cuide para a raiva não dominar e você acabar perdendo a razão. Um estudo da Universidade da Califórnia (EUA) concluiu que pessoas mais assertivas, por assim dizer, têm 61% mais chance de lucrar com uma negociação; outra pesquisa, da Universidade de Nova Gales do Sul (Austrália), observou que a atenção e a capacidade de comunicação e de argumentação podem melhorar quando se está bravo.

Ao sentir… Tédio
Você deve… Fazer planos
O tédio pode ser bom – se for transformado em ócio criativo. “Ficamos entediados porque sentimos a necessidade de ser produtivos”, define o psicólogo Richard Ralley, da Universidade Edge Hill (Inglaterra). Então, dê à sua mente o que ela precisa, atacando um problema que seria deixado para depois, como organizar as fotos ou planejar as férias. “Deve ser algo prazeroso e estimulante”, diz a psicóloga Karina Haddad Mussa, especialista em medicina comportamental da Unifesp. E seja sistemático: é o momento de pesquisar passagens, preencher formulários de vistos… Logo você estará no aeroporto.
Ao sentir… Baixo-astral
Você deve… Economizar
O quanto você gasta está diretamente ligado ao humor: estudo da Universidade Carnegie Mellong (EUA) revelou que pessoas de baixo-astral gastam até 300% mais do que as otimistas. “Quando o indivíduo perde o bem-estar, passa a ter comportamentos compulsivos e pode cair em um hiperconsumismo”, diz Karina. Na próxima vez em que começar a reclamar dos deuses, deixe o cartão em casa e vá correr no parque. Seu corpo será inundado por endorfinas, que melhoram seu astral – bem mais do que novas dívidas.